Câmara de Picuí finaliza primeiro curso profissionalizante de 2023

#Educação POR MARCILIO ARAÚJO 08 DE MARÇO DE 2023

A Câmara Municipal de Picuí, por meio da gestão do presidente Ataíde Xavier, concluiu na última sexta-feira (3) o curso "Desenvolvimento Profissional". O primeiro curso profissionalizante ofertado gratuitamente pelo Poder Legislativo picuinse em 2023 teve o objetivo de ensinar aos participantes sobre escolhas profissionais e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho.

No curso, que durou 3 dias e contou com a participação de 12 alunos, jovens e adultos, foi desenvolvido a importância do desenvolvimento da carreira profissional, por meio do investimento em autoconhecimento.

No decorrer do curso foram abordados temas importantes, tais como: busca por aptidão; formações técnicas para ingressar (e permanecer) no mercado de trabalho; identificação do perfil pessoal e profissional para tomada de decisões; busca por conhecimentos específicos e generalistas, para que o aluno possa transitar melhor entre áreas e departamentos da empresa; networking (para melhorar e fortalecer os contatos profissionais).

O curso contou com palestras importantes, as quais foram ministradas pelos empresários picuienses Mary Ann (proprietária da Donna Tamila) e José Wanderley, (proprietário da Wandinho Móveis e Eletros). Na ocasião, os palestrantes puderam contar um pouco das suas trajetórias de e histórias de vida e superação, principalmente durante na pandemia da covid-19 — período este no qual muitos comerciantes fecharam as portas das suas empresas.

Todo o aprendizado do curso foi amparado nas principais práticas do mercado, com foco em Administração, Gestão, Coaching, Inovação, Planejamento Estratégico e Acadêmico.

"Espero que todos os alunos que participaram desse primeiro curso possam se destacar em suas carreiras profissionais. Como gestor da Câmara de Picuí, sinto-me muito satisfeito, e até emocionado, por, de alguma forma, poder contribuir com o desenvolvimento profissional de cada um desses jovens, e até pais e mães de família", destacou o presidente Ataíde Xavier.

De acordo com Ataíde, outros cursos irão ser promovidos no decorrer dos dois anos da sua gestão à frente da Casa "Francisco Eduardo de Macedo".

Para o aluno Vicente de Paula (Tenta), "o curso foi muito proveitoso e muitas experiências foram adquiridas". De acordo com o picuiense, de 53 anos de idade, a intenção de participar do curso foi de aprimorar o seu desenvolvimento profissional.

"Uma oportunidade incrível. Agradeço em nome do presiente Ataíde a todos os servidores da Câmara de Picuí pelo empenho para nos ofertar um curso desse porte, tão importante, e de forma gratuita. Creio que, para todos nós, essa doi uma experiência encorajadora", disse Tenta.

Ascom da CMP/PB.